Clube da Luta

05-03-2011 18:12

O diretor David Fincher usou 1500 rolos de filme, mais de três vezes a média normal.

Nos créditos os três detetives que atacam Jack em um delegacia em uma delegacia ficariam sem nomes, porém eles foram creditados como Detetive Andrew, Detetive Kevin e Detetive Walker. Andrew Kevin Walker. Ele foi o escritor de Seven - Os Sete Pecados Capitais e ajudou com o script final de Clube da Luta.

Na casa de Tyler exite uma revista Movieline Magazine com Drew Barrymore na capa, uma amiga íntima de Edward Norton.

Kevin Scott Mack, supervisor de efeitos especiais do filme, é um dos aflitos passageiros na queda do avião.

Tyler aparece no filme quatro vezes antes de Jack o avistar na esteira do aeroporto. Nessas aparições ele é mostrado somente em flashes:
-na Xerox do trabalho de Jack;
-no consultório, quando Jack está aprendendo sobre câncer nos testículos;
-no encontro do grupo de ajuda;
-quando Jack vê Marla indo embora mas não a segue.

Enquanto Edward Norton está tentando convencer Helana Boham Carter a deixar a cidade, dois cinemas são vistos com anúncio dos filmes Sete Anos No Tibet (com Brad Pitt), O Povo Versus Larry Flint (com Edward Norton) e The Wings of The Dove (com Helena Bonham Carter).

O comercial da Pepsi que está passando antes do jornal é um com as Spice Girls. Meat Loaf aprareceu em Spice World - O Mundo das Spice Girls.

A perua marrom na qual Edward Norton se apóia após a primeira luta com Brad Pitt é a mesma perua marrom usada em Vidas em Jogo, na qual Michael Douglas se esconde enquanto James Rebhorn a dirige para as base da CRS. O carro tem um adesivo da CRS.

No quarto de hotel em uma das viagens de Jack, um circuito fechado de TV mostra os funcionários dizendo, "Bem Vindo!" Brad Pitt está de terno na extremo direita.

O personagem de Brad Pitt iria originalmente dizer a receita verdadeira de explosivos caseiros. Mas em prol da segurança pública, o produtores acharam melhor substituir por receitas imaginárias.

O número de telefone da Paper Street Soap Company era (288) 555-1534 (Está anotado no telefone que o narrador usa para avisar um prédio perto do final do filme).

Dentre as reportagens de jornal que Tyler mantém num moral: "Polícia encerra catapulta de excrementos","Artista Performista Molestada", "Energia elérica excessiva em um shopping local", e "Macacos perdidos são encontrados raspados". Em um filme de Brad Pitt, Os 12 Macacos, seu personagem diz para um dos membros de um grupo terrorista (chamado o Exército dos 12 Macacos) que se ele se atrasar ele vai ter eles "raspados, esterelizados e destruídos".

Depois que Jack desliga a energia na Paper Street, ele sobe as escadas e espia Tyler e Marla. Quando Tyler vem até a porta, ele está usando uma luva na mesma mão que Jack usou pra desligar a energia.

Embora nunca seja explícito o filme parece se ambientar em Wilmington, a maior cidade de Delaware, onde a maioria das empresas de cartão de crédito possuem sua sede. As cidades mencionadas na confissão são New Castle, Delaware City e Penns Grove, NJ, todas muito próximas de Wilmington.

O número de telefone da Paper Street Soap Company que está no cartão de Tyler é (288) 555-0153. O chefe de Jack tem um cartão que mostra o número (288) 555-0138. Na época em que o filme foi lançado, o código de área 288 estava "reservado para futuro uso".

O CEP de Tyler no cartão é 19808, que é de Wilmington, Delaware.

O prédio em que o narrador mora é chamado "A Place to be Someone" (Um Lugar Para Ser Alguém) que é também o lema da cidade de Wilmington..

Realmente existe uma rua chamada Paper Street em Wilmington, Delaware mas não existe o número 537 (os números não chegam a ser tão altos).

As legendas no DVD identificam o narrador como "Narrador". As legendas em VHS o identificam como "Rupert", um dos nomes que ele usa em um dos grupos de ajuda.

O autor Chuck Palahniuk achou o final modificado do filme melhor que o de seu próprio livro.

Embora tenha recusado a fumar em "Cartas na Mesa" (seu personagem teve que ser reescrito como um não fumante), Edward Norton fumou em "Clube da Luta".

Quando Tyler e o narrador entram no ônibus apenas o narrador paga a passagem.

Um dos atos de vandalismo do Projeto Mayhem é a destruição de uma vitrine de computadores Apple Macintosh. A explosão acontece exatamente no minuto 84, uma referência ao famoso tributo da Apple para 1984 de Orwell quando eles lançaram o Macintosh durante o Super Bowl de 1984.

Na cena final, quando Marla e o narrador estão olhando os prédios caírem, existe uma imagem de uma genitália masculina quase imperceptível. Uma brincadeira como se Tyler estivesse exibindo o filme.

Brad Pitt teve um dente da frente quebrado ao fazer uma cena de luta, e deixou quebrado até o fim das filmagens para ficar 'mais realista' O dente quebrado pode ser visto a partir da cena em que Tyler e Jack estão discutindo no estacionamento do prédio enquanto Jack tenta desativar os explosivos dentro do furgão.