Ben-Hur

24-02-2011 21:36

A MGM queria construir uma réplica perfeita de um barco romano para as cenas de batalha. Para desenhar o barco, contrataram uma pessoa que passou a vida inteira estudando a arquitetura naval romana. Quando foi feito o desenho do barco, Mario Zambuto (engenheiro do set) comentou: "É muito pesado, vai afundar." O barco foi construido mesmo assim e levado ao Mediterrâneo, onde parecia que realmente flutuaria, de início. Mas uma pequena onda instabilizou o barco que começou a fazer movimentos malucos, até que virou. A solução encontrada pela MGM para não inutilizar o barco foi retirá-lo do mar, e colocá-lo em um grande tanque artificial com um céu pintado ao fundo. Além disso, foram presos cabos nas duas extremidades para maior segurança.

O tanque artificial citado acima tinha um problema. Ele deixava a água com cor de barro. Então um químico foi contratado para desenvolver uma tintura que deixasse a água da cor azul como o Mediterrâneo. Nas primeiras tentativas o químico não conseguia achar a tonalidade certa, e quando conseguia, a tintura endurecia e formava uma crosta na superfície. Após certo tempo finalmente conseguiu criar a solução correta, mas ele alertou que era uma tintura muito forte. Durante uma cena de batalha, um figurante caiu na água conforme o roteiro previa, mas o problema foi que ele ficou totalmente azul, e assim se manteve por 3 dias. Apesar de ter sido retirado do filme, a MGM resolveu pagar ao homem azul o salário que ele receberia se tudo tivesse dado certo.

Stephen Boyd usou lentes de contato escuras neste filme.

Quarto cavalos brancos tiveram que ir da antiga Tchecoslováquia até a Itália para as filmagens. Foram levados em um avião comercial, na primeira classe, sem os bancos.

Miklós Rózsa compôs a trilha sonora inteira em menos de dois meses.

O sucesso deste filme salvou a MGM da falência.

Quando a gravação terminou, a MGM ficou com medo que os pequenos produtores italianos de filmes usassem os cenários, figurinos e outras coisas em seus épicos de baixo orçamento. Então praticamente tudo que foi usado no filme foi destruído.

O design do estádio em Jesualém foi alvo de controvérsias. A MGM perguntou para um arqueologista sobre como se parecia um estádio em Jerusalém. "Romano, sem dúvida", disse ele. Um segundo arqueologista foi questionado e disse: "Tinha um estílo fenício de ser." O terceiro especialista foi consultado e afirmou: "Estádio? Jerusalém não tinha estádios, idiota!" A solução encontrada foi copiar o estilo do estádio criado para o filme Ben-Hur de 1926.

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